Planejar a aposentadoria é essencial para uma longevidade tranquila!

Com a longevidade aumentando cada vez se tem discutido sobre como é primordial construir o hábito de poupar para a aposentadoria. A aposentadoria pelo regime geral do INSS visa amparar pessoas que não possuem mais condições de estar em atividade, protegendo o cidadão de uma vulnerabilidade social, o que significa que seu propósito não é o de manter seu padrão de renda. Na prática você não receberá o mesmo salário de quando estava em atividade, com isso seu padrão de vida tende a cair.

A renda diminui porque o cálculo do valor do benefício corresponde à média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente desde julho de 1994.

Geralmente se inicia na vida profissional ganhando menos e, na medida que adquire mais conhecimentos e experiência, o salário vai aumentando, e o cálculo do valor do benefício do INSS será uma média entre estes salários. Mesmo para aqueles que se aposentam com 65 anos de idade e 35 anos de contribuição, em que o fator previdenciário prevê aumento em 13% sobre o benefício calculado, o valor médio pago é próximo a 10% menos do que o trabalhador recebia na ativa.

Além disso, essa redução de renda vem acompanhada de um aumento em certas despesas, como plano de saúde e medicamentos e diminuição com a perda de outros benefícios concedidos pela empresa, como bônus, participação nos lucros, tíquete-refeição, etc.

No entanto, o hábito de poupar para garantir o mesmo padrão de vida enquanto na ativa, não é uma cultura social ainda. De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), 47% das pessoas que ainda não se aposentaram esperam contar unicamente com o benefício da Previdência Social. Destas, 28% acham que terão que continuar trabalhando, 2% que receberão ajuda dos filhos e 12% não tem ideia de como se sustentarão.

Em 30 anos seremos uma população com 1/3 de idosos. Conforme o IBGE, em 20 anos a população acima de 65 anos será maior do que as de pessoas com até 14 anos. Por esse motivo é importante se preocupar em complementar sua aposentadoria e isso pode ser feito aplicando-se em previdência privada, títulos públicos, investimentos imobiliários etc. Pensar no longo prazo é um passo essencial para conseguir ter uma boa aposentadoria, portanto é necessário para realizar todos os seus objetivos financeiros.

Fonte: Como Investir/Anbima

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



23 de janeiro de 2023

0 respostas em "Planejar a aposentadoria é essencial para uma longevidade tranquila!"

Deixe uma mensagem

l:/
© 2023 - EATON PREV - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!