Papo de bolsa: você sabe o que significa blue chips e small caps?

Você já ouviu os termos blue chips e small caps ao investir na bolsa de valores brasileira, a B3? Esses conceitos estão relacionados ao valor de mercado das empresas de capital aberto.

Eles são importantes porque ajudam a compreender a dinâmica do mercado e podem permitir que você encontre boas oportunidades na hora de investir em ações. Além disso, essas empresas podem ser mais interessantes para determinadas estratégias de investimento.

Então, para aumentar as suas chances de ter sucesso na hora de montar sua carteira de investimentos, que tal aprender a diferenciar as blue chips e as small caps?

Continue a leitura e saiba mais!

O que são blue chips?

Você já jogou pôquer? Nesse jogo, as fichas azuis são as mais valiosas. Por isso, as ações de empresas de grande porte e já consolidadas no mercado são chamadas de blue chips.

Ou seja, as ações blue chips são aquelas que pertencem às companhias de mais alta capitalização do mercado.

Principais características

Além do valor de mercado bastante alto, as blue chips possuem outras características, como:

  • alta liquidez;
  • negócios consolidados;
  • bastante conhecidas pelos investidores.

Como essas são empresas líderes de mercado, suas ações estão entre as mais negociadas. Por esse motivo, elas contam com boa liquidez.

Já o fato de serem companhias mais consolidadas pode justificar uma distribuição maior de dividendos. Esses proventos representam parte do lucro líquido das empresas que deve ser distribuído entre os acionistas. O pagamento ocorre em dinheiro e pode servir como uma fonte de renda passiva, sabia?

Se uma empresa já está consolidada no mercado, ela tende a ter lucro regular e não costuma precisar investir tanto em crescimento. Por isso, uma companhia desse tipo pode distribuir mais dividendos entre os investidores.

O que são small caps?

Agora que você sabe o que são as blue chips, talvez já suspeite do que se tratam as small caps, não é mesmo? Na prática, elas são ações de empresas de menor capitalização na bolsa. 

Principais características

Entre as principais características das small caps, estão:

  • menor liquidez;
  • empresas mais jovens e de menor porte;
  • alto potencial de crescimento.

Então as small caps fazem referência a empresas que podem ser entendidas como negócios que estão tentando conquistar mercado — embora isso não seja uma regra. Como ainda estão em crescimento, o potencial de valorização das suas ações costuma ser maior que nas blue chips.

Ao mesmo tempo, vale saber que não há garantias de que a empresa vai ter sucesso no futuro e crescer, combinado? Além disso, as suas ações são mais suscetíveis à volatilidade do mercado. Como resultado, os riscos de investir em small caps são mais altos.

Vale ressaltar que uma empresa ser small cap não significa, necessariamente, que ela é instável. Isso porque é possível encontrar na B3 diversas companhias experientes e estruturadas, mas que ainda não atingiram um nível mais elevado de capitalização.

Quais são as diferenças entre blue chips e small caps?

Ao conhecer o conceito e as características das blue chips e small caps, você já percebeu que existem diferenças entre elas, não é mesmo? A principal delas é o valor de mercado de cada uma, o que define a forma como as empresas serão classificadas.

Assim, as small caps geralmente se relacionam às empresas que estão em fase de expansão acelerada. Já as blue chips são consideradas ações de primeira linha, por serem de empresas líderes em seus setores, consolidadas no mercado, estáveis e com histórico de lucro positivo.

Portanto, são companhias mais conhecidas e desejadas por muitos investidores na hora de compor uma carteira de ações. Mas vale lembrar que elas podem não ter um potencial de valorização tão alto quanto as small caps.

Além disso, os riscos são diferentes. Afinal, as ações de empresas small caps costumam ter alta volatilidade e baixa liquidez, tornando o investimento mais arriscado, embora possam ter um maior potencial de retorno.

Como saber em qual alternativa investir?

Com tantas diferenças entre small caps e blue chips, você pode estar em dúvida sobre em quais ações investir. Por isso, antes de escolher um ativo, você deve considerar o seu perfil de investidor, seu horizonte de investimentoe seus objetivos financeiros.

Afinal, esse é um investimento em renda variável, o que envolve maiores riscos. Portanto, para investir dessa forma, você precisa ter maior tolerância ao risco — principalmente se optar pelas small caps.

Os seus objetivos, por sua vez, ajudam a direcionar a estratégia de investimento. Isso porque, em geral, o investimento em ações se baseia em um horizonte de longo prazo. O motivo é que o prazo maior ajuda a reduzir os impactos das oscilações de curto prazo e equilibra os riscos.

Você precisa definir ainda se o seu plano é lucrar com a valorização das ações ou ter uma renda passiva com a distribuição de dividendos, por exemplo, ou até um mix entre essas duas estratégias. Ao entender o que você deseja obter com o investimento em ações, fica mais fácil identificar as melhores oportunidades para aplicar o seu dinheiro.

Independentemente do tipo de ação em que você vai investir, é essencial ter em mente que as escolhas não devem ser baseadas em “achismos”. Tanto no caso das small caps quanto das blue chips, é preciso fazer uma análise fundamentalista para definir quais são as melhores empresas para investir.

Isso envolve considerar a situação atual da companhia e suas perspectivas para o futuro. Assim, uma boa análise é útil para escolher ações que possam apresentar bons resultados para a sua carteira, considerando os seus objetivos.

Por fim, saiba que diversificar a carteira é uma estratégia importante e envolve escolher ativos de setores, características e níveis de riscos distintos. Então você pode incluir diferentes alternativas em sua estratégia.

Conclusão

Percebeu como investir na bolsa não envolve apenas escolher ações de forma aleatória? Ao saber o que significam blue chips e small caps, você poderá investir melhor. Dessa forma, as chances de montar uma carteira de sucesso são ainda maiores!

Gostou do conteúdo? Se quiser conhecer outra forma de lucrar com a compra de ações na bolsa, entenda o que é, para que serve e como funciona o aluguel de papéis!

Fonte: Anbima

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



22 de novembro de 2022

0 respostas em "Papo de bolsa: você sabe o que significa blue chips e small caps?"

Deixe uma mensagem

l:/
© 2023 - EATON PREV - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!