Bear market: qual o significado e como organizar os investimentos nesse cenário?

Ao explorar o mercado financeiro e suas informações, é muito comum se deparar com termos que podem causar dúvidas em um primeiro momento. Entre os exemplos está a expressão bear market — você sabe o significado dela? 

Pode parecer complicado, mas o conceito é mais simples do que parece e tem relação com o comportamento do mercado. Além de saber o que representa a expressão, é essencial entender também como os movimentos do mercado nesse período podem influenciar as suas decisões como investidor.

Então, que tal descobrir o significado do bear market e entender como essa configuração pode afetar sua organização de investimentos? Continue a leitura e saiba mais!

Qual o significado de bear market?

Ao observar a expressão “bear market”, temos dois componentes em inglês: “bear”, que significa urso, e “market”, que significa mercado. A princípio, a tradução livre seria “mercado de urso”, o que não faz muito sentido, não é mesmo?

Nesse caso, o significado da expressão está relacionado ao comportamento dos ursos. Na hora de atacar suas presas ou de se defenderem, esses animais costumam erguer as patas e realizar um movimento de cima para baixo. Conseguiu visualizar essa cena?

Ao trazer esse comportamento para o mercado financeiro, é possível associar a expressão a uma queda do mercado. Ou seja, o bear market se caracteriza por uma tendência prolongada de queda dos investimentos — em especial, na bolsa de valores.

Como referência para identificar esse cenário, é comum considerar a queda de 20% em relação ao último pico atingido para indicar a ocorrência desse movimento. 

Quer entender melhor? Pense na bolsa brasileira, que atingiu 130 mil pontos em junho de 2021. Esse foi o maior valor da história do Ibovespa (o principal índice do mercado brasileiro) até então. 

No entanto, em junho de 2022, a bolsa fechou o mês a pouco mais de 98 mil pontos. Logo, a queda acumulada desde o pico foi de mais de 24%. Diante de um movimento prolongado de queda como esse, é comum que se considere que a bolsa enfrenta um bear market — e isso vale também para os mercados internacionais.

Além disso, vale notar que o oposto do bear market é o bull market (mercado de touro). No caso, o ataque de um touro costuma ser de baixo para cima, devido ao movimento que ele faz com os chifres. Portanto, o bull market se caracteriza por uma tendência de alta do mercado. Interessante, não é?

Quais os efeitos do bear market nos investimentos?

Agora que você sabe qual é o significado do bear market, é importante entender que esse cenário causa diversos impactos nos investimentos. No geral, ele está relacionado a um nível maior de pessimismo sobre as condições da economia e o futuro dos mercados devido à queda identificada. 

É o que ocorre quando existe uma expectativa de recessão global, por exemplo. Como referência, vamos considerar o cenário de 2022. Com a inflação elevada pelo mundo, muitos países começaram a adotar medidas para controlar o avanço dos preços, certo?

Nos Estados Unidos, ocorreram sucessivos aumentos da taxa de juros. Esse movimento mantém menos dinheiro em circulação e pode diminuir a inflação. Porém, ele também encarece o crédito e desacelera a atividade econômica. Como os EUA têm a economia mais forte no mundo, outros mercados também são afetados.

Como resultado, um cenário como esse gera pessimismo e cria a perspectiva de que o cenário global entrará em recessão. Assim, é comum que a cotação de diversos investimentos negociados em bolsa de valores caia, já que os investidores costumam buscar mais segurança e estabilidade nessas situações.

É por isso que um momento de bear market pode fazer com que seus investimentos em renda variável sofram quedas, por exemplo. Além disso, nesse período, o mercado costuma ficar mais volátil e mais arriscado.

Por que é importante entender esse conceito?

Apesar de ser um jargão do mercado financeiro, conhecer a expressão bear market não é uma tarefa destinada apenas para os analistas profissionais, sabia? Como investidor, é essencial que você entenda o conceito e seus efeitos.

É dessa forma que você saberá reconhecer quando o mercado caminha para uma queda e quando o pessimismo começa a estar mais presente no mercado para saber o que fazer com seus investimentos. Nessa situação, você pode agir de duas formas.

A primeira é buscar estratégias de hedge financeiro para proteger sua carteira. Ao fazer investimentos ligados ao dólar, por exemplo, você pode se proteger de um eventual aumento na cotação da moeda americana, que pode ser causado por uma crise global.

Também é possível explorar oportunidades para investir e compor a sua carteira de investimentos. Se os ativos da bolsa de valores sofrerem quedas, pode ser que algumas alternativas fiquem mais baratas — como se fosse uma liquidação.

Em certos casos, pode valer a pena investir nos papéis de boas empresas ou aproveitar outras oportunidades, já que você pode economizar na compra e obter mais ganhos caso eles se valorizem no longo prazo. Afinal, o mercado é cíclico, então ele pode se recuperar no futuro.

Como organizar os investimentos nesse cenário?

Como você viu até aqui, a tendência de queda trazida pelo bear market pode aumentar os riscos do mercado financeiro. Ao mesmo tempo, ela pode trazer algumas oportunidades, então você precisa saber como organizar seus investimentos nesse momento.

A seguir, veja dicas importantes para cuidar dos seus investimentos em cenários desse tipo!

Identifique seu perfil de investidor e seus objetivos

Antes de tomar qualquer decisão no mercado financeiro, é essencial conhecer as suas características individuais. Por isso, você deve identificar seu perfil de investidor. Ele indica seu nível de tolerância aos riscos dos investimentos. 

Assim, é possível saber se você deve focar em se proteger ou em aproveitar oportunidades. Também é fundamental conhecer seus objetivos financeiros. Desse modo, você entenderá o que deseja alcançar e qual é o prazo ideal dos investimentos para atender às suas necessidades.

Trace uma estratégia de investimentos

Após identificar suas características e expectativas, é essencial definir uma estratégia de investimento. Se você investe em ações, por exemplo, faz sentido focar no longo prazo, evitando reagir a cada queda do mercado.

Também é interessante estabelecer os critérios para escolher os ativos. Assim, você saberá como identificar e aproveitar oportunidades — como ações vendidas mais baratas do que realmente valem.

Ainda, é interessante manter os aportes regulares. Ao fazer investimentos frequentemente, você reforça seu patrimônio e pode deixar sua carteira mais robusta.

Diversifique a carteira

Para manter a proteção do seu patrimônio, também vale pensar na diversificação de investimentos. A ideia é aproveitar investimentos com riscos diferentes, evitando a concentração do seu patrimônio.

Quer ver como? Você pode investir em renda fixa e renda variável, no Brasil e no exterior ou em ações de diferentes setores, por exemplo. Assim, você consegue se proteger das instabilidades geradas por uma tendência de queda.

Como você acompanhou, o significado de bear market está relacionado à tendência de queda do mercado financeiro. Com as dicas apresentadas, você organizará melhor seu orçamento e poderá impedir os efeitos negativos do “ataque de urso”.

Fonte: Como Investir

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



30 de agosto de 2022

0 respostas em "Bear market: qual o significado e como organizar os investimentos nesse cenário?"

Deixe uma mensagem

l:/
© 2023 - EATON PREV - Todos os direitos reservados | Plataforma powered by MIRADOR
Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Você ganhou pontos grátis
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por mês.
Você precisa estar logado para girar a roleta!